terça-feira, 18 de setembro de 2012

Milho de Pipoca...


A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca não é o que deve ser aquilo que acontece depois do estouro.
O milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer. Pelo poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa. Mas a transformação só acontece pelo poder de fogo. Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca para sempre. Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza assombrosa. Só que elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser. Mas de repente, vem o fogo, o fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente, perder o emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, sofrimentos cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação. Imagino que a pobre pipoca, fechada dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesmo ela não pode imaginar o destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Ai sem aviso prévio, pelo poder do fogo a grande transformação acontece: PUM – E ela aparece como outra coisa completamente diferente que ela mesma nunca havia sonhado. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar. São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e medo são a dura casca de milho que não estoura. O destino delas é triste. Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém. Terminando o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.
Que nos permitamos estar sempre pipoca. E, se, de repente, estivermos piruás não tenhamos vergonha. O mais importante é se deixar ao estouro da flor branca que adormece no mais intimo de nosso ser!
Sorrisos de esperanças. Abraços de Luz!

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Esquecer para lembrar - Ruben Alves


Um amigo meu nos Estados Unidos comprou uma casa velha, de mais de um século, conservada, com muitas que por lá existem. Muitas coisas a serem concertadas. Tudo teria de ser pintado de novo. Antes de pintar com as cores novas ele achou melhor raspar das paredes a cor velha, um azul sujo e desbotado. Raspado o azul, debaixo dele surgiu uma cor rosa, mais velha ainda que o azul. Raspou-a também. Ai apareceu creme, e depois do creme o branco...
Cada morador havia coberto a cor anterior com uma cor nova. E assim ele foi indo, pacientemente, camada após camada. Queria chegar à cor original, que apareceria depois de que todas as camadas de tinta fossem raspadas. Finalmente o trabalho terminou. E o que encontrou foi surpresa inesperada que o encheu de alegria. Mais bonito que qualquer tinta: madeira linda, o maravilhoso pinho de Riga, com nervuras formando sinuosos arabescos cor de castanha contra um fundo marfim.
Parábola – somos aquela casa. Ao nascer, somos Pinho de Riga Puro. Mas logo começam as demãos de tinta. Cada um, pinta sobre nós a cor de sua preferência. Todos são pintores: pais, avós, professores, padres, pastores. Até que o nosso corpo desaparece. Claro, não é com tinta e pincel, é com a fala. A tinta são as palavras. Falam, as palavras grudam no corpo, entram na carne. Ao final nosso corpo está coberto de tatuagens da cabeça aos pés.
Educados. Que somos? O intervalo entre o nosso desejo e aquilo que desejos dos outros fizeram de nós.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Horas Complementares da Turma de Pedagogia

Após a leitura das Atividades encaminhar solicitação para o meu e-mail (josenildobarreto@live.estacio.br) com cópia para o de Mary (mary.fernandes34@hotmail.com), para que possamos tomar as devidas providências.

Caso não conseguiam enviar por e-mail podem, se quiser, copiar e nos entregar na próxima aula da Professora Vanessa Lopes (segunda-feira).

No termino da solicitação, não esqueçam de colocar nome completo e matricula e e-mail atualizado.

Att,
Josenildo Barreto
Mary Fernandes

ANO: 2009
27/03 - Ação Integrada de Cidadania Feminina - Bairro Mãe Luiza (6h)- Profa. Maristela Cruz.
28/03 - Aula de Campo Barco Escola Chama Maré (6h) - Profa. Maristela Cruz e Flávio Ferreira.
27/04 - Palestra: "Organização do Espaço Acadêmico" (3h) - Coordenação e Professores.
MAIO: Projeto "O mundo de hoje, reflexos de um passado" (8h). E. E. Des. Floriano Cavalcanti (FLOCA). Profa. Maristela Cruz e Nadson Gutemberg.
30/05 - Visita Técnica: "Lar da Vovozinha, Lar dos Drogados, Ferreiro Torto e Uruassú e CAED. (8h). Profa. Maristela Cruz e Nadson Gutemberg.
01/06 - II Encontro de Educação Escolar Inclusiva - FAL/SUESP. (3h). Profa. Maristela Cruz.
03 e 04/06 - EXPOFAL - Exposições de Trabalhos Extensionistas da FAL - Sessão Portfólios. (6h). Profa. Maristela Cruz.
JULHO: Projeto: "Construindo e Aprendendo" - Visita Técnica aos Municípios de Macau, João Câmara, Jandaíra e Poço Branco/RN. (12h). Profa. Maristela Cruz e Profa. Rosilene Mendes.
10/07: Peça Teatral: "O que você tem a ver com a corrupção?. (3h). Profa. Maristela Cruz.
SETEMBRO: Oficina do Instituto Brennand no Criativo. (3h) - Profa. Rosilene Mendes.
SETEMBRO: Aula de Campo - Instituto Brennand - Recife/PE. (8h) - Profa. Rosilene Mendes.
15/09 - Palestra: "Sexualidade é qualidade de vida!" (3h). Profa. Maristela Cruz e Prof. Victor Roveratti.
OUTUBRO: Filme: Estamira. (3h). Prof. Flávio Ferreira.
OUTUBRO: Aula de Campo: Serra de Martins. (8h). Profa. Rosilene Mendes.
16 a 19/09 - VII CIENTIFAL/XI ENIC - Ouvintes (10h). Apresentação (5h). Monitores (10h), Minicursos (10h).
27/11 - Ação Social: Doação de Livros na Cidade de João Câmara/RN. (8h). Profa. Rosilene Mendes.

Os Semestres: 2008.2/2010.1/2010.2/2011.1 estão sendo pesquisados nos arquivos. Aos colegas que lembram de algum evento, favor comunicar.
*As horas apresentadas a cima e abaixo podem divergir com o Projeto Original.

ANO: 2011.2

AGOSTO: Calourada - Recepção dos Alunos pelos Monitores e Coordenação de Pedagogia (3h). Profa. Wannise Santana.
AGOSTO: Brinquedoteca Itinerante - Câmara nos Bairros. (8h). Profa. Wannise Santana.
29/09 - Exposição na Brinquedoteca (3h). Profa. Wannise Santana e Christianne Medeiros.
11/10 - A Noite é uma Criança! (4h). Profa. Wannise Santana.
14/10 - Ação Social: Faça uma Criança Sorrir - Dom Bosco. (6h). Profa. Wannise Santana.
NOVEMBRO: CIENTIFAL e ENIC. Ouvintes (10h). Monitores (10h). Minicursos (10h). Apresentação (5h).

ANO 2012.1

09/03: Calourada: Recepção dos Alunos pelos Monitores e Coordenação de Pedagogia. (3h). Profa. Wannise Santana.
13/04: Cine Educação: Filme: "Nenhum a Menos". (3h). Profa. Wannise Santana.
20/04: Cine Educação: Filme: "O Cotador de Histórias". (3h). Profa. Wannise Santana.
27/04: Cine Educação: Filme: "Path Adams, o amor é contagioso". (3h). Profa. Wannise Santana.
04/05: I Ciclo de Estudos complementares sobre Educação e Gestão do Trabalho Pedagógico: PALESTRA: "O ECA no espaço Educacional - Limites e Possibilidades para a Educação". (4h). Profa. Christianne Medeiros.
11/05: I Ciclo de Estudos complementares sobre Educação e Gestão do Trabalho Pedagógico: PALESTRA: "Direito do Consumidor: Os serviços educacionais". (4h). Profa. Christianne Medeiros.
19/05: I Ciclo de Estudos complementares sobre Educação e Gestão do Trabalho Pedagógico: PALESTRA: "Mediação de Conflitos em Educação". (4h). Profa. Christianne Medeiros.
25/05: I Ciclo de Estudos complementares sobre Educação e Gestão do Trabalho Pedagógico: PALESTRA: "Educação carcerária: A ressocialização a partir do processo educacional". (4h). Profa. Christianne Medeiros.
MAIO: Projeto "Brincando a gente aprende" - Uso da Brinquedoteca e Laboratório de Informática com crianças do Colégio Hipocrates Zona Norte. (3h). Profa. Wannise Santana.
11/06 e 12/06 - I Semana de Pedagogia - Seminário Integralizador das Práticas Pedagógicas e Estágio (Abertura 3h - Apresentação 3h). Profa. Wannise Santana.
13, 14 e 15/06 - Semana de Pedagogia - Minicursos. Profa. Wannise Santana.

Bom gente esses são os registros que temos até o momento. Apesar de saber que existem mais coisas, mas essas ações já dá para vocês catalogarem e corrermos atrás.

Boa Sorte a nós todos.

Att,
Josenildo Barreto
Mary Fernandes

Parabéns Professor Jorge Magno


Se pensou que eu poderia esquecer de cumprimentá-lo neste dia enganou-se.
É... apesar do corre-corre e do vai-e-vem da vida não me esqueci de você.
Uma pessoa que acredita e luta por um ideal. Você enxerga adiante, sem esquecer-se dos que vêm atrás.
Parabéns pelo seu equilíbrio e pela grandeza de sua experiência.
Apesar das crises que todos nós passamos não desiste da batalha diária e enfrenta cada dia como se fosse o primeiro.
Quem acredita, sempre será vitorioso.
Parabéns!!!
Comemoro com você este seu grande dia!
 Parabéns, muitas Felicidades!!!!!!!!!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aprenda a caminhar contigo mesmo...


Na vida nem sempre tens que forçar determinadas coisas...
Todo movimento tem sua causa, é a sua reação.
Independente do que queiras, a tua volta tudo continua florescendo, o sol nasce e se põe todos os dias. A terra gira no Universo e o Criador está presente, basta sentir sua respiração. E, no entanto, não vês, não sentes e não ouves...
Mas, falas, e falas aos quatro ventos que de algo necessitas.
Se prestares atenção, logo ao despertar, antes mesmos de abrires teus olhos, antes mesmo do teu primeiro pensamento, verás que algo dentro de ti está manso, está quieto, está sendo, está vivendo, independente das criações ou necessidades que crias.
Seja atento, este é o momento onde algo te assegura que tudo está dentro de ti, basta apenas que silencies, que te dês conta que nada te será dado, por que tudo já possuíres.
Fortalece em ti o que há de melhor e procura por entre teus armários interiores uma vela e acende, ilumina o que está escuro em ti.
Para tanto, procura pela tua quietude.
O silêncio interior é a morada de Deus.
Aprende a caminhar contigo mesmo.
Talvez, neste momento, seja isto que Deus queira de ti.
Não há outro caminho, se não aquele onde trilha por ti mesmo, alimentando teu bem-estar com teus próprios cuidados.
É assim, para que aprendas a ver que serão seus cuidados, o teu amor próprio, que te libertarão que tudo depende de ti, do teu querer.

Fonte: Estação PAZ.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Propostas...


Jogue fora números não essenciais.
Isto inclui idade, peso e altura.
Deixe que o doutor se preocupe com eles.
Mantenha somente amigos alegres...
Continue aprendendo, aprenda mais sobre computador, barcos, jardinagem, o que seja.
Nunca deixe seu cérebro inativo.
Uma mente inútil é a fábrica para o desperdício...
Aprecie as coisas simples.
Quando as crianças são pequenas, quando as crianças estão na faculdade, quando você se aposentar, tudo!
Tudo você pode aproveitar!
Ria frequentemente...
Ria até lhe faltar ar.
Ria tanto até que possa ser reconhecido pelo seu riso.
As lágrimas acontecem.
Aguente, lastime e continue.
A única pessoa que está conosco nossa vida inteira, somos nós mesmos.
Cerque-se do que você ama, seja família, amigos sinceros, animais, lembranças, musicas, qualquer coisa. Sua casa é seu refúgio.
Proteja sua saúde.
Se está boa, preserve-a.
Se está instável, melhore-a.
Se está além do que você pode melhorar, peça ajuda.
Passei.
Ande pelas ruas... vá a outra cidade... tem tanto lugar lindo por ai.
Não esconda sentimentos.
Diga às pessoas, várias vezes, que você gosta delas.
Faz um bem...
E o mais importante:
A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração”.

domingo, 9 de setembro de 2012

Vamos observar os girassóis?


Nossos olhos são seletivos, nós “focalizamos” o que queremos ver e deixamos de ver o restante, muitas vezes o essencial...
Escolha focalizar o lado melhor, mais bonito, mais vibrante das coisas, assim como um girassol escolhe sempre estar virando para o sol!
Você já reparou como é fácil ficar baixo astral?
Baixo astral porque está chovendo, porque tem conta a pagar, porque não tem exatamente o dinheiro ou a aparência que gostaria de ter, porque ainda não encontrou o amor da sua vida, porque a pessoa que você quer e não te quer, por que...
É claro que tem hora que a gente não está bem.
Mas a nossa atitude deveria ser a de uma antena que tenta, ao máximo possível, pegar o lado bom da vida. Na natureza, nós temos uma antena que é assim: o girassol.
O girassol se volta para onde o sol estiver.
Mesmo que o sol esteja escondido atrás de uma nuvem.
Nós temos de aprender a realçar o que de bom recebemos. Aprender a ampliar pequenos gestos positivos e transformá-los em grandes acontecimentos.
Temos de treinar para ser girassol, que busca o sol, a vitalidade, a força, a beleza.
Por que só nos preparamos para as viagens, e não para a vida, que é uma viagem?
Apreciar o amor que alguém em um determinado momento dirige a você.
Apreciar um sorriso luminoso de alegria de alguém que você gosta.
Apreciar uma palavra amiga, que vem soar reconfortante, reanimadora.
Apreciar a festa, a alegria, o sorriso.
E se o mau humor voltar que volte também a lembrança dos girassóis.
Selecione o melhor deste mundo, valoriza tudo o que de bonito e bom haja nele e retenha isto dentro de você.
É este o segredo de uma vida melhor!

Cicatrizes...


Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu ir nadar no lago que havia trás de sua casa.
Na pressa de mergulhar na água fresca, foi correndo e deixando para trás os sapatos, as meias e a camisa.
Voou para a água, não percebendo que enquanto nadava para o meio do lago, um jacaré estava deixando a margem e entrando na água.
Sua mãe, em casa. Olhava pela janela enquanto os dois estavam cada vez mais perto um do outro.
Com medo absoluto, correu para o lago, gritando para o seu filho, o mais alto quanto conseguia. Ouvindo sua voz o pequeno se alarmou, deu um giro e começou a nadar de volta ao encontro de sua mãe.
Mas, era tarde.
Assim que a alcançou, o jacaré também o alcançou.
A mãe agarrou o menino pelos braços, enquanto o jacaré agarrou os pés, começou um cabo de guerra incrível entre os dois, o jacaré era muito mais forte do que a mãe, mas a mãe era por demais apaixonada pelo filho, para deixa-lo ir.
Um fazendeiro que passava por perto ouviu os gritos, pegou uma arma e disparou no jacaré, de forma impressionante.
Após semanas e mais semanas no hospital, o pequeno menino sobreviveu.
Seus pés extremamente machucados pelo ataque do animal, e, seus braços, os riscos profundos onde as unhas de sua mãe estiveram cravadas no esforço sobre o filho que ela amava.
Um repórter do jornal que entrevistou o menino após o trauma, lhe perguntou se podia mostrar suas cicatrizes.
O menino levantou os pés, e então, com obvio orgulho, disse ao repórter:
- Mas olhe em meus braços, eu tenho grandes cicatrizes neles também, eu as tenho porque minha mãe não me deixou ir.
Você e eu podemos nos identificar com esse pequeno menino, nós também temos muitas cicatrizes, não, não as de um jacaré, ou qualquer coisa assim, mas as cicatrizes de um passado, algumas daquelas cicatrizes são feitas e causa-nos profunda dor.

Mas algumas feridas, meus amigos, são porque DEUS RECUSOU A NOS DEIXAR IR, E ENQUANTO VOCÊ SE ESFORÇAVA, ELE ESTAVA LHE SEGURANDO.

Se hoje o momento é difícil, talvez o que está te causando dor seja DEUS cravando-lhes suas unhas para não te deixar ir, lembre-se do jacaré e muito mais daquele que mesmo em meio a tantas lutas, nunca vai te abandonar e certamente vai fazer o que for necessário para não te perder, ainda que para isso seja preciso lhe deixar cicatrizes.

(...)

Cicatrizes...


Há alguns anos, em um dia quente de verão, um pequeno menino decidiu ir nadar no lago que havia trás de sua casa.
Na pressa de mergulhar na água fresca, foi correndo e deixando para trás os sapatos, as meias e a camisa.
Voou para a água, não percebendo que enquanto nadava para o meio do lago, um jacaré estava deixando a margem e entrando na água.
Sua mãe, em casa. Olhava pela janela enquanto os dois estavam cada vez mais perto um do outro.
Com medo absoluto, correu para o lago, gritando para o seu filho, o mais alto quanto conseguia. Ouvindo sua voz o pequeno se alarmou, deu um giro e começou a nadar de volta ao encontro de sua mãe.
Mas, era tarde.
Assim que a alcançou, o jacaré também o alcançou.
A mãe agarrou o menino pelos braços, enquanto o jacaré agarrou os pés, começou um cabo de guerra incrível entre os dois, o jacaré era muito mais forte do que a mãe, mas a mãe era por demais apaixonada pelo filho, para deixa-lo ir.
Um fazendeiro que passava por perto ouviu os gritos, pegou uma arma e disparou no jacaré, de forma impressionante.
Após semanas e mais semanas no hospital, o pequeno menino sobreviveu.
Seus pés extremamente machucados pelo ataque do animal, e, seus braços, os riscos profundos onde as unhas de sua mãe estiveram cravadas no esforço sobre o filho que ela amava.
Um repórter do jornal que entrevistou o menino após o trauma, lhe perguntou se podia mostrar suas cicatrizes.
O menino levantou os pés, e então, com obvio orgulho, disse ao repórter:
- Mas olhe em meus braços, eu tenho grandes cicatrizes neles também, eu as tenho porque minha mãe não me deixou ir.
Você e eu podemos nos identificar com esse pequeno menino, nós também temos muitas cicatrizes, não, não as de um jacaré, ou qualquer coisa assim, mas as cicatrizes de um passado, algumas daquelas cicatrizes são feitas e causa-nos profunda dor.

Mas algumas feridas, meus amigos, são porque DEUS RECUSOU A NOS DEIXAR IR, E ENQUANTO VOCÊ SE ESFORÇAVA, ELE ESTAVA LHE SEGURANDO.

Se hoje o momento é difícil, talvez o que está te causando dor seja DEUS cravando-lhes suas unhas para não te deixar ir, lembre-se do jacaré e muito mais daquele que mesmo em meio a tantas lutas, nunca vai te abandonar e certamente vai fazer o que for necessário para não te perder, ainda que para isso seja preciso lhe deixar cicatrizes.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Trabalhando a Autoestima

Quando eu me pergunto
Quem sou eu
Sou o que pergunta
Ou o que não sabe a resposta?

Quando eu sou a pessoa mais importante do mundo para mim mesma,
entre eu e eu acontece o verdadeiro amor.
O amor que tanto me falta quando eu rejeito e me desprezo.
Em nome de ser a pessoa mais importante do mundo para os outros.

Quando eu compreendo o que se passa comigo,
posso compreender o que se passa com o outro.

O outro deixa de ser um enigma
quando eu compreendo que o enigma que eu sou.

Amar o que eu sou
Amar as coisas que eu estou fazendo
e o modo como eu as faço.
Amar as minha limitações,
como amo as minhas possibilidades.
E nos meus acertos e erros
Amar o meu projeto que vai se transformando em obras
no trabalho da construção de mim mesmo.

Para lhe dizer eu te amo,
devo aprender a me dizer eu me amo!

Do contrário, meu amor por você
é apenas uma desculpa
um artificio para conservá-lo
na minha coleção particular de objetos uteis.

Meu trilema:
Querer
Poder
e Dever.

Ás vezes quero, mas não posso,
Ás vezes posso, mas não devo,
Ás vezes devo, mas não quero.

Gostar de mim?
É fazer aquilo que eu posso
para alcançar aquilo que eu quero.

Gostar de mim?

É não usar aquilo que eu devo,
como desculpa para coisa que eu realmente não posso.

Autor Desconhecido.