sábado, 8 de dezembro de 2012

Agradecimentos a turma 2008.2 de Pedagogia da Estácio/FAL


Chorei, simplesmente chorei...
Chorei, quando lembrei, me entusiasmei...
As lágrimas correram ao meu rosto quando simplesmente me lembrei de que se passaram os anos, e eu aqui estou.
Tantas lutas, tantas dores, tantas mágoas... Mas, tantas coisas maravilhosas aconteceram nestes quatro anos e meio de estrada acadêmica.
Começamos na expectativa de estar em um lugar diferente com pessoas diferentes, de lugares e culturas diferentes. De estar estudando para exercer uma profissão ao qual batalhamos e sonhamos. Alguns há muito tempo nem numa sala de aula pisavam, e esta era uma luta diária de aprendizagem e ensino.
A paciência dos professores, o apoio dos amigos que foram se formando ao longo dos semestres. O entusiasmo de cada um para que concluísse mais uma etapa neste processo.
Chorei, passou um filme em minha cabeça...
Não me contive quando me lembrei das apresentações de seminários, dos trabalhos tendo que ser entregues, dos atropelos, da torcida para que a nota chegasse a ser a desejada.
Não me segurei ao lembrar-se dos amigos que se foram ao longo do curso desistindo, por um motivo ou outro, e alguns que ainda continuam em nosso seio de amizade pelas redes sociais hoje existentes...
Quem não se lembra do jeitinho especial de cada professor? Quem não se lembra da forma diferente – especial, que fomos tratados pelas várias coordenações que por aqui passaram. Este ato representado pela Professora Maristela Cruz, a pessoa mais humana e amável que existe.
Quem se esquece da Professora Rosilene Mendes com seu jeito meigo de ministrar as suas aulas de tentar entender cada caso excepcional que acontecia.
Chorei, simplesmente não me detive em deixar as lágrimas caírem ao lembrar-se das orientações de tantos professores, dos puxões de orelhas e ações desmedidas de apoio ao que fazíamos dos diretores da faculdade, em especial aos Professores Nivaldo Pessoa e Geilton Protásio.
As/os professoras/es Maria da Penha, Maristela Cruz, Rosilene Mendes, Christianne Medeiros, Flávio Ferreira, Otomar Lopes, Antônio Sérgio, Lidio Sânzio, Oswaldo Barros, Jamilson Pinto, Eliene Cunha, Socorro Marques, Raimundo Luiz, Paulo Milhomens, André Mendes, Sandra Paris, Kalyne Varela, Giselly Portella, Kliger Kinsegger, Julio Neto, Gustavo Batalha, Wannise Lima, Jánua Coeli (...) pelas metodologias, aprendizados, trocas de experiência, apoio, puxões de orelha, incentivo a leitura e a pesquisa e a formação.
Eu me arrepio ao lembrar-se de tudo isso, vivido a flor da pele, a cada minuto, a cada passo, tudo, sempre com as melhores intenções...
Tocou-me ao me lembrar da junção das duas turmas.
- Que balacobaco é esse? Que besteira a coordenação fez? Para que esse castigo?
Era isso que muitos pensavam. Integração? Apoio ao outro? Nada. Queria-se guerra. Ela era declarada visivelmente na sala. Quem não se lembra?
E hoje? Hoje estamos aqui, firmes, fortes, unidos. Com um só pensamento: a experiência valeu a pena!
Animo-me ao ver o progresso e força, a garra de vários colegas. Nestes últimos dias temos visto esse crescimento visivelmente.
E, ainda, não foi nada fácil. Estar a frente como líder dessa turma, doar meu tempo, minhas emoções, meu trabalho, meu amor, minha humildade a esta turma a esta faculdade. No inicio pensava que era apenas um desafio que se concretizaria em um semestre, mas estou aqui auxiliando sempre aqueles aos quais me pediram ajuda e eu pude fazer.
Mais difícil ainda foi passarmos por três coordenações e três diretores e migração de uma faculdade para outra ao longo desses quatro anos e meio, e com êxito chegarmos ilesos até o fim. Fique dito e registrado não é nada fácil trabalhar com 62 cabeças pensantes todos os dias, onde cada um tem sua opinião e ideia diferentes. Contudo, viva as diferenças!
Chorei, choro e sempre vou chorar, ao recordar-me com carinho desses quatro anos e meio. Das conquistas, do aprendizado, da troca de experiências e dos amigos para vida toda.
Pode não parecer, mas é. Afirmo, somos sim: um grupo de pedagogos, unidos, formados com ideal de continuar essa jornada. E gritar aos quatro ventos: vencemos, vencemos, vencemos mais uma etapa! Outras virão e venceremos juntos ou separados, pois temos um ideal: educar com amor e partilhar com esperança!
Emociono-me ao concluir esta carta, pois o choro de alegria perdurará e sempre ao lembrar-se dos tantos momentos aqui vividos. Tomo a liberdade e agradeço a todos em nome da turma 2008.2 de Pedagogia da Estácio FAL.
A todos os colaboradores, professores, funcionários, amigos e simpatizantes dos ideais do curso. A todos os concluintes pela força, por acreditar no meu trabalho e por simplesmente comigo chorar ao termino dessas linhas, pois sabemos que a saudade ficará, mas a vontade de um reencontro breve fica registrado, em uma pós-graduação quem sabe, nas redes sociais, nos shoppings, bares, restaurantes e lojas, nas ruas, escolas, e quem sabe até em outra faculdade quem sabe o que Deus nos reserva?
Muito obrigado e que o ano de 2013, desponte cheio de muitas alegrias, prosperidades, felicidades, sucesso, saúde, amor, paz, enfim, tudo de bom, afinal todos nós merecemos!!!!!!!!!
Obrigado a todos da turma 2008.2:
ADNA HELENA GOMES DE OLIVEIRA
ALINE DOS SANTOS FERREIRA
AMÉLIA DOMINGOS DE SOUZA
ANA MARIA DA SILVA FERREIRA
ANA PAULA BORGES DA SILVA
ANA PRISCILA DE MACEDO CAVALCANTI
ANALINE DO ESPIRITO SANTO NASCIMENTO
ANNA PAULA NASCIMENTO SILVA
ANNY ALVES DA SILVA
BRUNO JACKSON DA SILVA
CYNARA BARBOSA SOARES da Silva
CRISTIANA GABRIELA DOMINGOS GOMES
DJELMA RIBEIRO MOURA
DUCIANA FEITOSA FIGUEIRÊDO
EDIVANIA DOS SANTOS SILVA
ELIANE ASSUNÇÃO DA SILVA
ELIANE LAURENTINO DE ARAÚJO
ELILDA MENDONÇA SILVA
FABIANA PAULINO DE LIMA
FERNANDO COSTA GOMES
FRANCISCA CRISTIANA BEZERRA
FRANCISCA DENISE FELIPE SILVA
FRANCISCA SIMONE DE SOUSA
FRANCISCO JOSENILDO DE LIMA BARRETO
GRAZIELE CRISTINA CARVALHO BARBOSA
JACEYRA FERREIRA DA SILVA
JAKELINY KELLY PINHEIRO DA FONSECA
JANAINA DE ALMEIDA SILVA
JUDITH GOMES DE PICANÇO
JUSSARA VERISSIMA DO NASCIMENTO
KARLA KALIANA DA SILVA HORTENCIO
KARLA SIMONE DO NASCIMENTO FERREIRA
KAYNARA RAIZA NASCIMENTO DE OLIVEIRA
KRISTIANNE SUELLY DO NASCIMENTO
LARIANE SALES PINHEIRO
LILIANE LIDIA DE CARVALHO GONÇALVES
LUCILEIDE MARIA DA SILVA
MAISA CRISTINA SOUSA DE OLIVEIRA
MARIA ADRIANA DE OLIVEIRA SILVA
MARIA DA CONCEIÇÃO CUNHA
MARIA DE FÁTIMA VIEIRA ALVES
MARIA DE LOURDES RAMALHO MARTINS
MARIA DIANA DA SILVA
MARIA SOARES DA SILVA
MARY DE SOUZA NASCIMENTO FERNANDES
MERY FABIANA PALHARES DE MELO
OTACILIO MARCELINO DO NASCIMENTO
PAULO ROBERTO DE ALBUQUERQUE COSTA
RAQUEL CARVALHO DA ROCHA COSTA
RENATA AURÉLIA DE SOUZA ARAÚJO
RENICLAÚDIA RODRIGUES DA SILVA
RIVANI DA ROCHA FERREIRA
SANDRA MARIA DO NASCIMENTO DA SILVA
SARA EUGÊNIO DE SOUZA
SIMONE FAGUNDES ALEXANDRE DA SILVA
SIMONE NELI DE ANDRADE
SORAIA PATRICIA DOS SANTOS
TANEA SANTIAGO FERREIRA COSTA
THERESA KRISTINA DA SILVA LIMA


Que sejam todos iluminados e abençoados pelo amor eterno do Senhor Jesus!

Atenciosamente,
Josenildo Barreto

Nenhum comentário: