ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO TCC
(ARTIGO CIENTÍFICO)
NATAL/ RN
2012
1 APRESENTAÇÃO
O presente documento apresenta normas de
elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na forma de
Artigo Científico e tem o objetivo de orientar os docentes e discentes do Curso
de Pedagogia da Estácio/ FAL.
O Artigo que será apresentado deverá conter o mínimo
de 20 e o máximo de 30 laudas. O trabalho deve ser elaborado, seguindo as normas abaixo e apresentado
no prazo previsto para uma Banca de três professores avaliadores.
2 DEFINIÇÃO
Artigo científico é um texto com autoria declarada, que apresenta
e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas
do conhecimento.
O
artigo pode ser:
Artigo
original: apresenta temas e abordagens originais
como relato de experiências, estudo de caso, comunicação ou notas prévias.
Artigo
revisão: resume,
analisa e discute trabalhos já publicados.
3 ESTRUTURA
3.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Apresentam informações que identificam o
artigo. Devem figurar na página de abertura, na língua do texto e compreendem:
título de Artigo
Palavra, expressão ou frase que indica o
assunto ou o conteúdo do artigo. Deve ser claro, conciso e criativo.
Recomenda-se não usar mais que dez palavras. Pode apresentar subtítulo.
Subtítulo
Informações acrescentadas ao título para
esclarecer, especificar ou complementar o conteúdo do artigo. Pode ser separado
do título por dois pontos ou destacado tipograficamente de forma que a
subordinação fique evidenciada.
Resumo na Língua do texto
Apresentação concisa dos pontos
relevantes de um documento (NBR 6028/2003c). O resumo é apresentado sem divisão
de parágrafos, ressaltando o objetivo principal, o
limite da pesquisa, o método utilizado, os resultados e as conclusões do
documento. A primeira frase deve ser significativa,
explicar o tema principal do documento e indicar a categoria do tratamento
(pesquisa documental, estudo de caso, análise da situação). O resumo não deve
ultrapassar 250 palavras. Na redação:
Usar: frases concisas e objetivas, mas não telegráficas; verbo na voz
ativa na terceira pessoa do singular.
Não usar: enumeração de tópicos; críticas e comentários pessoais, citação
bibliográfica e nem emitir julgamento de valor.
Evitar: referências; abreviaturas; fórmulas ou equações (se forem
imprescindíveis, defini-los na primeira vez que aparecerem); termos e palavras
irrelevantes; freses negativas; símbolos e contrações que não sejam de uso
corrente; adjetivos.
Palavras-chave
Palavras representativas do conteúdo do
artigo, colocadas logo após o resumo na língua do texto, precedidas da
expressão palavras-chave e de dois pontos, separadas entre si por ponto e
finalizadas também por ponto.
Ex.:
Palavras-chave: Direito urbanístico. Meio
ambiente. Urbanização.
3.2 ELEMENTOS TEXTUAIS
Parte do trabalho em que a matéria é
exposta.
3.2.1 INTRODUÇÃO
É a parte inicial em que o autor
apresenta o tema, situa o problema de pesquisa, define o assunto e justifica
sua escolha.
Nesta etapa, o autor também deve iniciar
os objetivos da pesquisa, a especificação dos aspectos abordados acerca do tema
e os procedimentos adotados para a realização do trabalho. “A introdução deve
criar uma expectativa positiva e o interesse do leitor para a continuação da
análise de todo artigo”. (TEIXEIRA, 2007). Na introdução, poderá ser
apresentada a sequência dos assuntos que serão abordados no corpo do trabalho.
3.2.2 DESENVOLVIMENTO
É a parte principal do artigo, que
descreve detalhadamente a pesquisa e seu desenvolvimento, pode ser dividida em
seções e subseções que variam em função da abordagem do tema e do método. É
nessa parte que o autor debate as ideias e teorias que sustentam o tema
(fundamentação teórica), apresenta os procedimentos metodológicos e analisa os
resultados da pesquisa de campo e/ou relatos de casos.
Em algumas áreas do conhecimento, há
artigos priorizando a divulgação de procedimentos e resultados de pesquisa
científica (de campo), abordagens bibliográficas e pessoais sobre um tema,
relato de caso ou experiência (profissional, comunitária, educacional, etc.)
pessoal e/ou grupal com fundamentação bibliográfica, revisão bibliográfica de
um tema, que pode ser superficial ou aprofundada (review).
A pesquisa de campo deve detalhar tipo
de pesquisa, população, amostragem, instrumentação, técnica para coleta de
dados, tratamento estatístico e análise dos resultados.
O título dessa seção, não deve estampar
a palavra “desenvolvimento” nem “corpo do trabalho”. O autor deve escolher um título
geral que englobe o tema abordado na seção e subdividi-lo conforme a
necessidade.
3.2.3 CONCLUSÃO
Comumente denominado de “Considerações
Finais”, é a síntese do artigo, fundamentada nos resultados, na discussão
vinculada aos objetivos e nas hipóteses lançadas. Nesta parte, conforme o tipo
e objetivo da pesquisa, o autor pode incluir recomendações gerais sobre novas
pesquisas e sugerir soluções para os problemas detectados. Deve ser
proporcional ao tamanho e ao conteúdo do trabalho.
Sugere-se que cada componente dos elementos textuais em um artigo
científico tenha tamanho proporcional em relação ao todo.
3.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
São os elementos que complementam o
artigo.
3.3.1 TÍTULO E
SUBTÍTULO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
O título e o subtítulo (se houver) em
língua estrangeira devem ser separados por dois pontos ou destacado tipograficamente
de forma que a subordinação fique evidenciada.
3.3.2 RESUMO EM LÍNGUA
ESTRANGEIRA
Versão em idioma de divulgação
internacional (inglês: Abstract; espanhol: Resumen; ou francês: Résumé).
Palavras-chave em língua estrangeira
Tradução das palavras-chave da língua do
texto para a língua estrangeira utilizada no Resumo (inglês: Keywords;
espanhol: Palabras clave; ou francês: Mots-clés).
3.3.3 NOTA(S)
EXPLICATIVA(S)
Usada(s) para comentários e
esclarecimentos que não puderam ser incluídos no texto. Sua numeração é feita
em algarismos arábicos em sequência única e consecutiva para cada artigo.
3.3.4 LISTA DE REFERÊNCIA(S)
A lista de referências é um conjunto de elementos
das obras citadas no texto, que deve incluir o autor, título da obra, editora,
local de publicação e outras informações, permitindo sua identificação. Deve
ser feita em ordem alfabética de sobrenome do autor.Deve
conter apenas as obras efetivamente citadas no artigo.
Alguns exemplos para citar as referencias utilizadas no artigo:
LIVROS
• Autor da
publicação com sobrenome em letras maiúsculas antecedendo o nome.
• Título da
publicação em destaque (negrito).
• Edição quando for
diferente da primeira – ex: 2.ed.
• Local da
publicação:
• Editora,
• Data.
• Número de páginas
- ex. 120 p.
Obs:
1. Quando o livro
apresenta um subtítulo principal separa-se por dois pontos e não se destaca.
2. Se houver um
organizador, coloca-se após o mesmo (Org.).
3. Se o livro for
traduzido, indica-se o autor original, o título do livro, depois coloca-se
Tradução de e indica-se o Autor(es) da tradução com o nome e sobrenome (letras
Maiúscula/minúscula).
4. Se for um
sobrenome homônimo como por ex: Junior, Filho e outros, indica-se o sobrenome
mais a especificação de grau em letras maiúsculas. Ex. TEIXEIRA FILHO, José.
LIVROS
COM DOIS E TRÊS AUTORES
Mencionam-se
os autores na ordem em que aparecem na publicação ligados por ponto e vírgula.
Exemplo:
BARROS, Aidil Jesus Paes de; LEHFELD, Neide
Aparecida de Souza.Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação
científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986. 132 p.
LIVROS
COM MAIS DE TRÊS AUTORES
Se há
mais de três autores, menciona-se o primeiro autor seguido da expressão ET al.
Exemplo:
ANDERY, Maria Amália Pie Abib et al. Para
compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 10.ed. Rio de Janeiro:
Espaço e Tempo, 2001.
CAPÍTULO
DE LIVRO
*Mesmo
autor
Exemplo:
OLIVEIRA, Silvio Luiz. Metodologia da
pesquisa. In:______. Tratado de metodologia científica: projetos de
pesquisas, TGI, TCC, monografias,dissertações e teses. São Paulo:
Pioneira,1997.p.103-232.
PARTE DE
COLETÂNEA
MATALLO JUNIOR, Heitor. A problemática do
conhecimento. In: CARVALHO, Maria Cecília M. de. (Org.). Construindo o saber
– metodologia científica: fundamentos e técnicas.12. ed. Campinas, SP:
Papirus, 2002. p. 13-28.
AUTOR
REPETIDO (livros diferentes
do mesmo autor)
O nome
do autor de várias obras referenciadas sucessivamente pode ser substituído nas
referências seguintes à primeira por um traço de seis espaços.
Exemplo:
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos
de pesquisa. São Paulo: Atlas, l987. 197p.
______. Métodos e técnicas de pesquisa
social. São Paulo: Atlas, 1987. 204p.
Tese/Dissertações/Monografias
Autor. Título em
negrito. Data. Folhas. Tese/Dissertação/Monografia/TCC (Grau e área) – Unidade
de Ensino, Instituição, Local.
Exemplos:
MILIOLI, Geraldo. Abordagem ecossistêmica
para a mineração: uma perspectiva comparativa para Brasil e Canadá. 1999.
403 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção). Área de concentração: Gestão
da qualidade ambiental – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
BORTOT, Guiomar da Rosa. A ação pedagógica
docente e o desenvolvimento da criatividade dos alunos de Pedagogia em
Universidades Catarinenses. 2000.
237 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Sul de Santa
Catarina, Tubarão.
MORAES, Stelamaris Giassi. Resignificando a
vida no trabalho através do retorno à escola. 2003. 47 f. Monografia (Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior) - Universidade do
Extremo Sul Catarinense, Criciúma.
ROSSO, Magallli. Avaliação: processo de
construção do conhecimento ou mais uma ferramenta de exclusão. 2003. 59 f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade do
Extremo Sul Catarinense, Criciúma.
AUTOR ENTIDADE
Quando a
entidade assume integralmente a responsabilidade por um trabalho, a mesma é tratada
como autor e vem toda escrita em letras maiúsculas.
Exemplo:
NOME DA ENTIDADE
TODO EM LETRAS MAIÚSCULAS. Título em negrito. ed.Local, data.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR
10520: apresentação de citações em documentos: procedimento. Rio de
Janeiro, 1988.
AUTORIA
DESCONHECIDA
Em caso
de autoria desconhecida, a entrada é feita pelo título.
Exemplo:
DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São
Paulo: Câmara Brasileira do livro,1993. 64p.
LEGISLAÇÃO
Compreende
a Constituição, as emendas constitucionais, textos legais, normas entre outros.
FEDERAÇÃO. Órgão
Superior. Título. ed. Local: Entidade responsável pela editoração, data.
Exemplos:
BRASIL. Código
civil. 46. ed. São Paulo: Saraiva, 1995.
SÃO PAULO (Estado). Decreto nº 42.822, de 20
de janeiro de 1998. Lex: coletânea de legislação e jurisprudência, São
Paulo, v. 62, n. 3, p. 217-220, 1998.
Orgãos governamentais
Quando se tratar de orgãos governamentais da
administração (Ministérios, Secretarias e outros),entrar pelo nome geográfico
em caixa alta (país, estado ou município), considerando a subordinação hierárquica,
quando houver.
Exemplos:
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:
introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto/ Secretaria de Educação Superior. Edital
No. 4/97
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF,
v,1., 1998.
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino
fundamental. Brasília: MEC/SEF, v,1., 1998.
Periódicos: Artigo de Revista, Boletim e outros
Autor do artigo.
Título do artigo.
Título da revista em
destaque,
Local da publicação,
Número de volume e
ou ano, ex. (v. 1 ou ano 1), número do fascículo (n.), página inicial e final
(p. 10-l5),
• Período e Data (mês/ano).
Artigo
de Revista com Autor
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título
da revista em negrito, Local da publicação,número de volume e ou ano, ex.
(v. 1 ou ano 1), número do fascículo(n.), página inicial e final (p. 10-15),
Período e Data (mês/ano).
Exemplo:
BORTOT, Guiomar da Rosa; BRUNEL, João Luiz;
SHARF, Rosetenair. Ciência e desenvolvimento. Poiésis Revista Científica em
Educação, Tubarão, v.1, n.1, p.9-19, jan./jun.1999.
Artigo de revista sem autor
Quando o
artigo de periódico não tem autor, inicia-se pelo título do artigo,
indicando-se a primeira palavra e o artigo que a preceder, se houver, em letras
maiúsculas.
Exemplos:
PRIMEIRA palavra do artigo em maiúscula o
restante escrito normal. Título da Revista em destaque, Local, v., n.,
p., período, mês/ano.
SALADA verde faz bem para o coração. Veja,
São Paulo, v. 35, n. 11, p. 116, semanal, mar. 2002.
DICIONÁRIO
SOBRENOME, Nome
(Editor). Título em negrito. Co-editor se houver. Local: Editora, ano.
3.3.5 GLOSSÁRIO
Relação de palavras ou expressões
técnicas de uso restrito utilizadas no texto, listadas em ordem alfabética,
acompanhadas de seu significado.
3.3.6 APÊNDICE(S)
Documento auxiliar elaborado pelo autor
a fim de complementar sua argumentação. Deve ser precedido da palavra APÊNDICE,
identificado por letra maiúscula, travessão e respectivo(s) título(s). A
paginação deve ser contínua à do texto principal.
Ex.:
APÊNDICE A – Título do apêndice
APÊNDICE B – Título do apêndice
3.3.7 ANEXO(S)
Documento auxiliar, não elaborado pelo
autor, que fundamenta, comprova e ilustra o trabalho. Deve ser precedido da
palavra ANEXO, identificado por letra maiúscula, travessão e título do anexo. A
paginação deve ser contínua à do texto principal.
Ex.:
ANEXO A – Título do anexo
ANEXO B – Título do anexo
4 ELEMENTOS DE APOIO AO
TEXTO
Tem o propósito de esclarecer, complementar
e/ou fundamentar ideias do autor.
4.1 CITAÇÃO
Menção de uma informação extraída de
outra fonte. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002b).
Existem
três tipos de citações:
a)citação direta;
b) citação
indireta;
c) citação de
citação.
a)Citação direta: é a transcrição literal de um texto pesquisado ou parte dele,
respeitando-se a grafia, pontuação, uso de maiúscula e idioma.
Citação direta curta:
a citação direta que ocupar até três linhas deve ser utilizada entre
aspas,mantendo-se o mesmo tipo de letra, tamanho e espaçamento utilizados no
texto.
Exemplo:
Numa cultura
organizacional que favoreça a aprendizagem, as pessoas sabem que
necessitam permanentemente de buscarem
mais conhecimentos e que nunca o saber será completo, pois “é da natureza do
conhecimento que ele mude rápido e que as certezas de hoje se tornem os
absurdos de amanhã” (DRUCKER,1999, p. 121).
Citação
direta longa: Deve
aparecer em parágrafo distinto, iniciando-se a 4 cm da margem esquerda, com
letra tamanho 10, com espaçamento simples entre as linhas e sem as aspas.
Exemplo:
Aproximando-se desta
visão, assim afirmam Lave e Wengler:
(...) aprender, pensar e saber são relações entre
pessoas em atividade no mundo, com o mundo e surgidas do mundo socialmente e
culturalmente organizado. Este mundo é constituído socialmente. Formas
objetivas e sistemas de atividade, de um lado, e entendimentos subjetivos e
intersubjetivos dos agentes, de outro, constituem mutuamente tanto o mundo
quanto suas formas experienciadas (2002. p. 168).
T
Omissões
em citações: pode-se omitir parte de
citações, desde que não se altere o sentido do texto
ou
frase. São indicadas pelo uso de reticências, entre colchetes [...].
Exemplo:
As transformações na base técnica da
produção agropecuária "[...] trazem como conseqüência uma alteração na
organização da produção, na medida em que, com o uso dessas técnicas, há um
aumento na produtividade da terra e do trabalho".
Acréscimos e/ou explicações, incorreções e/ou incoerências e
dúvidas em citação: Devem-se
utilizar as seguintes convenções para:
•
a) acréscimos e/ou
explicações a citações - devem aparecer entre colchetes;
•
b) incorreções no texto
citado - são indicadas pela expressão latina [sic],entre colchetes, logo após
sua ocorrência;
•
c) dúvidas em citação –
deve-se utilizar o ponto de interrogação [?] entre colchetes, imediatamente
após a palavra ou frase que as gerou.
b)Citação indireta: é a utilização das ideias de um autor ou autores consultados com palavras
ou expressões próprias do autor do trabalho
c)Citação de citação: É a referência a um documento ao qual não se teve acesso, mas do
qual se tomou conhecimento apenas por citação em outro trabalho (não se teve
acesso ao original). A indicação é feita pelo nome do autor original, seguido
da expressão "citado por" ou apud e do nome do autor da obra
consultada. Somente o autor da obra consultada é mencionado como fonte.
Exemplo:
Segundo Motta citado por Fraga (2005, p.
42), “a mudança aparece não só como inevitável, mas necessária à sobrevivência.
Os fatos se alteram com rapidez, e o mesmo acontece com as idéias, [...]”
Indicação das fontes
citadas:
a) o
sobrenome é mencionado no texto em letras minúsculas com a inicial em
maiúscula;
•
Exemplo: De acordo com
Geertz (2006),
b)
quando se utiliza citação de mais de três autores deve-se mencionar o sobrenome
do primeiro, seguido da expressão et alii (abrevia-se et al.) ou “e
outros";
•
Exemplo: Cardozo et al.
(2006) salientam que...
4.2 NOTA DE RODAPÉ
Nota ao pé da página que se destina a
prestar esclarecimentos, comprovar uma afirmação ou justificar uma informação
que não deve ser incluída no texto. Limita-se ao mínimo necessário. (ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002b).
4.3 SIGLAS
Quando aparece
pela primeira vez no texto, indicar o nome por extenso, acompanhado da sigla
entre parênteses ou separada por traço. A partir daí, usar apenas a sigla.
4.4 ILUSTRAÇÕES
Complementam o texto e devem ser
inseridas o mais próximo possível dos trechos a que se referem. Cada ilustração
deve possuir um título, sua identificação aparece na parte superior, precedida
da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, tabela, fotografia,
gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre
outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos
arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte
inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja
produção do próprio autor). Legenda, notas e outras informações necessárias à
sua compreensão (se houver) devem ser colocadas logo abaixo, com exceção da
tabela.
4.4.1
Tabelas
Elementos demonstrativos de síntese que
constituem unidade autônoma com informações tratadas estatisticamente.
Forma de apresentação:
numeração independente e consecutiva;
título colocado na parte superior, precedido da palavra TABELA e do número de
ordem em algarismo arábico;
fontes citadas na construção de tabelas e notas eventuais aparecem abaixo da
linha de fechamento;
se
a tabela não couber em uma folha, deve continuar na seguinte; nesse caso, sem
delimitação por traço horizontal na parte inferior, sendo o título e o
cabeçalho repetidos na folha seguinte.
5 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
DO TCC
Seguem as regras de apresentação do TCC.
Todavia, ao submeter um artigo científico à aprovação de uma revista, o autor
deve seguir as normas editoriais adotadas pela revista.
5.1 PAPEL
Deve ser branco no formato A4 (21 cm x
29,7 cm) e impressão em preto, outras cores somente para ilustrações.
Os elementos pré-textuais devem iniciar
no anverso da folha, com exceção dos Dados internacionais de catalogação na
publicação que devem vir no verso da folha de rosto. Recomenda-se que os
elementos textuais e pós-textuais sejam digitados no anverso e verso das
folhas.
5.2 FONTE
Texto, inclusive capa: Arial 12.
Notas de rodapé, paginação, dados internacionais de catalogação na publicação,
legendas e fontes das ilustrações e das tabelas: Arial 10.
Citações diretas de mais de três linhas: Arial 10 e recuo de 4 cm da margem
esquerda.
Nomes científicos e expressões estrangeiras: Arial 12, itálico.
5.3 MARGENS
Anverso:
|
Verso:
|
Superior e esquerda: 3 cm.
|
Superior e direita: 3 cm.
|
Inferior e direita: 2 cm.
|
Inferior e esquerda: 2 cm.
|
q
Iniciar cada parágrafo
com distância de 2 cm da margem esquerda, com texto justificado.
Natureza do trabalho e o termo de aprovação devem ser alinhados do meio da
página para a direita (recuo de 8 cm).
Notas de rodapé devem obedecer às margens do texto alinhadas somente à
esquerda, a partir da segunda linha da mesma nota, deve ser alinhada abaixo da
primeira letra da primeira palavra destacando o expoente, separadas do texto
por um espaço simples e filete de 5 cm.
Não usar: barras, travessões, hífens, asteriscos ou outros sinais gráficos, na
margem lateral direita do texto, para não apresentar reentrâncias.
Citações diretas de mais de três linhas com recuo de 4 cm.
Referência alinhada somente à margem esquerda. Não justificar.
5.4 ESPAÇAMENTO
O
texto deverá ser justificado, com espaço de um e meio (1,5 entrelinhas) e com
espaço de 6 pontos (6 pt) entre um e outro parágrafo (opcional).
Para citações diretas de mais de três linhas, notas de rodapé, referências,
legendas das ilustrações e das tabelas, natureza (tipo do trabalho, objetivo,
nome da instituição a que é submetido e área de concentração), utilizar
entrelinhas simples.
As
referências (no final do trabalho) devem ser separadas entre si por um espaço
simples em branco.
5.5 DIVISÃO DO TEXTO
O sistema de numeração progressiva das
seções de um documento escrito expõe numa sequência lógica, o
inter-relacionamento da matéria e permite sua localização. (ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003b).
Empregar algarismos arábicos na numeração.
q
Iniciar cada seção (ou
capítulo) em página ímpar (anverso).
O
título das seções (seções primárias, secundárias) deve ser separado do texto
que o precede e o sucede por um espaço de um e meio (1,5 entrelinhas).
Os
títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso).
Os
títulos que ocupem mais de uma linha devem ser, a partir da segunda linha,
alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título.
O
indicativo numérico de uma seção é alinhado à esquerda, separado do título
somente por um espaço.
Os
títulos, sem indicativo numérico – errata, agradecimento, lista de ilustrações,
lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário,
referência, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índice(s) – devem ser
centralizados, conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003b).
Folha de aprovação, dedicatória e a epígrafe são elementos sem título e sem
indicativo numérico.
Destacar gradativamente os títulos das seções, utilizando os recursos de
negrito, itálico, grifo, caixa alta. Utilizar o mesmo destaque no sumário.
Todas as seções devem conter um texto.
Sugestão:
1 SEÇÃO PRIMÁRIA Arial,
caixa alta, negrito, tamanho 12
1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA Arial, caixa alta, sem negrito, tamanho 12
1.1.1 Seção terciária Arial,
caixa baixa, com negrito, tamanho 12
1.1.1.1 Seção quaternária Arial, caixa baixa, sem negrito, tamanho
12
1.1.1.1.1 Seção quinaria Arial,
caixa baixa, em itálico, tamanho 12
Deve-se limitar o número de seções até a
quinária, caso haja necessidade de mais subdivisões, estas podem ser colocadas
em alíneas (a, b, c,...), ordenadas alfabeticamente por letras minúsculas
seguidas de parênteses e reentradas em relação à margem esquerda.
6
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: informação e documentação:
artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de
Janeiro, 2003a.
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação:
referências: elaboração:. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: informação e documentação:
numeração progressiva das seções de um documento escrito: apresentação. Rio de
Janeiro, 2003b.
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação:
resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003c.
ASSOCIAÇÃO
BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação:
citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
IBGE.
Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Normas de apresentação
tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.
TEIXEIRA,
Gilberto J. W. Artigo científico: orientações para sua elaboração.
Curitiba, 2007. Disponível em:
.
Acesso em 25 abr. 2011.
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