segunda-feira, 23 de julho de 2012

Conselhos...


Aprenda a aproveitar o tempo, cujo valor é tanto mais estimável quanto mais se compreende sua importância na vida. Procure que seu tempo seja rico em rendimento. Em todo momento, e especialmente depois de suas tarefas habituais, pense – como tenho eu por costume – no que fará no dia seguinte; e faça isso com método, de modo que pelas manhãs, ao começar seu labor, seus pensamentos estejam prontos para o trabalho. Verá que isto tornará seu labor mais leve e até delicioso, ao sentir que seus pensamentos estejam dispostos a colaborar com você na tarefa que vai iniciar. Se eu não fizesse assim, se não pensasse, ao deitar-me, no que farei no dia seguinte, teria que perder muito tempo a cada manhã, esperando que meus pensamentos se espreguiçassem e perdessem sua sonolência. Nunca dê lugar a isso, porque ainda poderia suceder que seus pensamentos, com o sono contagiando você, o levassem de novo para a cama. Isso não é conveniente. Durma pelas noites com eles, mas, ao levantar-se, faça com que despertem com você. Siga, pois, meu costume, para que cada dia, ao começar seu trabalho, você encontre seus pensamentos ágeis e preparados. Quando eles se habituam a esta disciplina, sentem-se felizes. Você mesmo comprovará como se encarregam de despertá-lo cedo, convidando-o à atividade.


(RAUMSOL, Carlos B. C. P. Bases para a sua conduta. Dedicado à Juventude. P. 17-18. 17ª edição. Editora Logosófica. São Paulo/SP. 2000).

Nenhum comentário: