terça-feira, 16 de novembro de 2010

Por que abordar Sexualidade nas Escolas? O Resumo - Metodologias...


Irei direcionar alguns textos do trabalho que foi apresentado no ENIC dese ano na Faculdade para que seja dado norte para alguns colegas na execução do mesmo, principalmente em relação a este tema.

Metodologia:

A falta de cuidados com a Saúde Sexual e a Saúde Reprodutiva e a não prevenção ao Uso de Drogas, vem tornando-se um grande problema de Saúde Pública em praticamente todas as partes mundo. No Brasil, especialmente no Rio Grande do Norte não é diferente. Suas conseqüências e prejuízos não se restringem apenas as infecções das DST/AIDS e a Gravidez na Adolescência, mas também a Prostituição e ao Uso Indevido de Drogas, o que vem atingindo famílias, vizinhos, locais de trabalho e comunidades.
Sabemos que atualmente a tarefa de prevenir não terá sucesso se não for compartilhada, sendo necessário o envolvimento de todos os segmentos da sociedade nas diversas formas de atuação, para que bons resultados sejam alcançados.
Assim, constituímos uma proposta de Ações Educativas e Preventivas em Sexualidade Humana e ao Uso Indevido de Drogas, visando o fortalecimento da Auto-Estima e Multi Cuidado, sobretudo o exercício dos vínculos afetivos e atitudes positivas de uma Sexualidade Saudável, garantindo os direitos da Cidadania. Buscando assim estimular produções culturais que contribuam para a conscientização dos/as adolescentes e jovens permitindo á reflexão e o engajamento em atividades destinadas a prevenção á Saúde Sexual e ao consumo de Drogas por meio da exposição de conteúdos adequados em oficinas interativas e dinamizadas, agregando à música, à dança, o teatro, o jornal informativo e o rádio, trabalhando sempre numa linguagem educativa e com atividades relacionadas com o processo ensino-aprendizagem, fomentando ainda, o debate livre sobre prevenção, entre alunos/as, professores/as, profissionais da saúde e pais, objetivando a conscientização da sociedade na política de Saúde Pública.

Nenhum comentário: