terça-feira, 29 de dezembro de 2009

O Velho Sábio e o Pássaro...


O VELHO SÁBIO E O PÁSSARO

Afastado das aldeias, perto de uma montanha morava um velho sábio. Vivia sozinho e de forma bastante austera. Alimentava-se praticamente só das coisas da horta que tinha perto de sua cabana. De quando em vez, algum morador lhe presenteava também com alguma comida. Era muito conhecido por sua sabedoria e muito procurado por todos que quisessem um conselho para tomar alguma decisão ou resolver algum problema. Como dificilmente se afastava de sua moradia, estava sempre lá e podia ser procurado por qualquer um, em qualquer dia.
Também muitas crianças gostavam de andar por lá e escutar o velho falar. Um dia uma criança disse ao velho sábio:
- Tu dás conselhos a todas as pessoas que aqui vêm. Tu sabes falar sobre qualquer assunto. Mas, diga uma coisa: e tu mesmo, quando precisas de um conselho, a quem procuras?
O velho sábio deu um pequeno sorriso e respondeu ao garoto:
- Eu tenho um pássaro. Eu pergunto a ele. E ele me ajuda bastante.
Desde então, espalhou-se em toda região a história do pássaro conselheiro que vivia com o velho sábio. As pessoas de todas as aldeias da região ficaram curiosas para conhecer o pássaro. Muitos espreitavam a cabana do velho sábio por longas horas, para ver se viam alguma coisa. Mas ninguém nunca chegou a ver o tal pássaro. E assim, a curiosidade só aumentava e ninguém tinha coragem de perguntar ao velho sábio onde estava o tal pássaro conselheiro. E os pais aconselhavam os filhos a não tocarem no assunto do pássaro com o velho, pois tal pássaro podia até ser muito perigoso.
Uma vez um grupo de crianças estava conversando com o velho sábio e uma delas, muito curiosa, tomou coragem e perguntou ao sábio sobre o tal pássaro. O velho sábio disse:
- Então queres ver o meu pássaro? É muito simples. Espera um pouco.
O velho sábio entrou na sua cabana e pouco depois saiu de lá com um pássaro de madeira na mão, esculpido toscamente com um canivete. As crianças olharam aquilo meio incrédulas e perguntaram se o velho sábio tinha certeza que este era o pássaro que dava respostas às suas perguntas. E o velho sábio respondeu:
- Eu não disse que o pássaro dá respostas. Eu só disse que este pássaro me ajuda bastante, pois a ele eu faço as perguntas. E faço muitas perguntas. E se eu souber fazer bem as perguntas, já é uma etapa importante na busca das respostas.
“Histórias para dinamizar reuniões” - BERKENBROCK, VOLNEY J.- Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

5 comentários:

Anônimo disse...

Bem reflexivo....


A...

Anônimo disse...

entrei so pra ver por causa da aula de geografia

Anônimo disse...

a história e muito comovente,eu e meus colegas cometamos sobre o velho sábio e o pássaro.... muito como vente essa estoria

Anônimo disse...

que a resposta esta em nos mesmos e que só basta um passarinho de madeira para termos conselhos e respostas

Anônimo disse...

Muito boa uma historia
linda a minha
professora de
região conta essa
história pra nós