terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Resumo: "A Educação e o Processo de Mudança Social de Paulo Freire" - Trabalho de Sociologia da Educação


FAL – FACULDADE DE NATAL – UNIDADE ZONA NORTE
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR ORIENTADOR: FLÁVIO FERREIRA
ALUNO: FRANCISCO JOSENILDO DE LIMA BARRETO

Atividade Avaliativa Individual – Unidade II.
Resumo:
Texto: “A Educação e o Processo de Mudança Social”. Paulo Freire.

“Não é possivel fazer uma reflexão sobre o que é a Educação sem refletir sobre o próprio homem”. O homem, o ser consciente, em busca de mais conhecimento e de como descobrir-se em meio a uma sociedade repleta de possibilidades. A educação é uma resposta da finidade da infinitude. A educação é possível para o homem porque este é inacabado e sabe-se inacabado. O Paulo Freire cita: “Ninguém educa ninguém, ninguém se educa sozinho, o homem educa-se em comunhão”. Ninguém pode buscar a exclusividade, individualmente. A busca solidária do homem traduz-se na procura do ser mais, do legado superior. A sabedoria parte da ignorância. Não há ignorantes absolutos, na Idade Média, saber selar um cavalo representava um alto nível técnico. O saber se faz através de uma superação constante. Todo saber traz consigo sua própria superação. Por isso, vejamos os saberes dos outros como uma troca de experiência, usar a sabedoria como forma de hulmidade, amor, esperança...
Afinal, não há educação sem amor. Quem ama o faz amado os defeitos e as qualidades do ser amado. O amor é uma tarefa do sujeito. É falso dizer que o amor não espera retribuição. O amor implica luta contra o egoísmo. Quem não ama não compreende o próximo, não o respeita. Não há educação sem medo. Nada se pode temer da educação quando se ama. Uma educação sem esperança não é educação. Quem não tem esperança na educação dos camponeses deverá procurar trabalho noutro lugar, pois não seria possivel ensinar sem esperança.
“O homem está no mundo e com o mundo. O animal não é um ser de relações, mas de contatos. Está no mundo e não com o mundo”. O homem é capaz de relacionar-se, de sair, de aprender, ter conhecimento, usar a racionalidade. O homem age por influência e sentimentos. Os animais por impulso e instinto. O homem tende a captar uma realidade, fazendo-a objeto de seus conhecimentos. Quando o homem compeende sua realidade, o meio em que vive, suas raízes, sua cultura, ele é capaz de transformar e captar o mundo. Esta compreensão e caracteristica de refletir sobre si mesmo nos leva a consequências, que assemelham o homem a Deus. O homem se identifica com sua própria ação: objetiva o tempo (planeja), temporiza-se (tem metas), faz-se homem-história (constrói). O animal nasce, cresce, reproduz, envelhece e morre. Não segue uma linhagem, quer dizer não planeja e nem execulta. Não tem amanhã, ou sentido para eles, pois são irracionais.
As relações do homem com o meio em que vive são temporais, transcendentes. Ou seja, o homem integra-se não se acomoda. Existe, contudo, uma adaptação ativa. A educação estimula a opção e afirma o homem como homem. Adaptar é acomodar, não transformar. As relações dos animais são incoscequentes. Não tem liberdade de criar ou não criar, como já falei utilizam o instinto, o reflexo. Os animais estão submersos em sua emanência. O homem é um ímpeto criador. A educação é mais autêntica quando desenvolvemos este nosso lado criador, nos faz crescer profissionalmente, além do estimulo a criatividade, detem-se a metodologias nas formas de ensino. Dado a criatividade vêm as mudanças no meio escolar, nas comunidades, na sociedade.
Essa sociedade que está em constante mudança, se os fatores rompem o equilíbrio, os valores começam a decair; esgotam-se, não correspondem aos novos anseios da sociedade. Não há transição que não implique um ponto de partida, um processo e um ponto de chegada. Todo amanhã se cria num ontém, através de um hoje. Temos que saber o que fomos e o que somos, para saber o que seremos. Sociedade esta fechada, alienada, em transição. Com contravérsias, numa consciência capitalista (bancária), crítica, ingênua... Com ou sem definição. Uma sociedade em busca de status, onde privilegia aqueles que tem o poder nas mãos, uma sociedade burlada por pessoas influenciavéis, sem cárater, sem escrupulos em sua maioria (políticos). Uma sociedade justa para minoria (ricos) e injusta para garnde parte da população (pobres). Uma sociedade em constantes mudanças, em seus fatores físicos, psicólogicos, naturais, sociais... Uma sociedade burguesa, socialista, sem definição, com e sem característiscas. Uma sociedade alienada, autocritica. Sem definição ou características trascendentes... Sem entendimento.

Francisco Josenildo de Lima Barreto

2 comentários:

Anônimo disse...

Naum é atoa q vc tira dez em praticamente todos os trabalho... vc capricha né!!!!

José Antônio disse...

Olá meu grande amigo! Boa noite !
Olha! Gostei muito de seu posicionamento, parabéns! Fica com Deus e um grande abraço!!!